domingo, 12 de junho de 2011

Poupar em Combustível


Nos dias de hoje, poupar combustível não é um pequeno pormenor ou capricho de ocasião. Tornou-se sim numa prioridade para quem conduz um veículo. Vamos por isso apresentar as medidas que mais consideramos importantes para poupar combustível no nosso dia-a-dia.

 

Começamos logo com o carro parado


- Se quer poupar combustível, comece primeiro por verificar a pressão dos pneus do seu veículo. No mínimo convém estar com a pressão recomendada pelo fabricante do automóvel. Para nós, e por experiência própria, já que não vai andar a acelerar feito louco por todas as curvas, ponha mais 0.2 a 0.4 bar de pressão em cima da pressão recomendada pelo fabricante ( se o fabricante aconselhar 2.2 bar, ponha 2.4 por exemplo )nos seus pneus. Poderá notar o carro um pouco mais desconfortável, mas vai ver que irá rolar melhor .

- Chegada a hora de abastecer, não será necessário dizer para escolher o posto de combustível mais barato. Mas também tenha atenção, não percorra 20kms a mais para pôr no posto mais em conta. Se assim for acabará por não valer a pena a poupança inicial.

- Nunca ponha combustível aos poucos e poucos. Pode custar mais mas encha sempre o depósito. Vai evitar ter que se desloque várias vezes por semana ao posto de combustível, desperdinçando mais uns quilómetros no seu depósito.

- Importantíssimo, nos dias de calor ponha sempre combustível nas horas mais frescas ( manhã cedo ou à noite ). Pelo facto de nas alturas mais frescas do dia, o combustível estar mais denso, e como este é pago ao litro, comprará mais por menos. Não estacione o carro à torrina do sol. Existirá sempre evaporação do combustível.

Chegada a altura de seguir caminho


-Tente ao máximo planificar a sua rota. Uma rota bem planificada, é sempre bom para o seu depósito, pelo facto de não ter que andar a fazer quilómetros para trás e para a frente.

- Conduza devagar, não pode evidentemente sair apressado/atrasado para onde quer que seja.

Todos pensamos que este ponto é o mais fácil de fazer mas na verdade não-o é. Implica técnica e acima de tudo disciplina mental.

Caso tenha um carro a diesel, troque de mudanças perto do regime máximo de binário do seu motor ( veja o manual de instruções do seu carro ), para uma melhor eficiência.

Se tiver um carro a gasolina/GPL troque de mudança sempre antes das 3 mil rotações.

É sempre fundamental a ajuda do computador de bordo, para optimizar a sua condução, já que ele é a bíblia do consumo. Normalmente têm sempre um pequeno erro mas não é nada de significativo. Se o seu carro não tem computador de bordo, faça a média à mão – as médias só são totalmente fidedignas caso opte por atestar sempre o depósito -. Se tiver dificuldade diga que nós também ajudamos.

Outro conselho que é sempre bom lembrar, é ter calma com o acelerador. Já o dissémos anteriormente, mas lembramos mais uma vez que o segredo é ir acelerando o mais devagar possível.

Em avenidas com semáforos, ou Stops antecipece-se sempre!

É fácil, se vai ver que vai parar não vale a pena estarmos a acelerar. Deixe o carro deslizar suavemente. Vai ver que poupa no combustível e nas pastilhas de travão do seu veículo, pois as travagens serão sempre suaves caso opte por uma condução em antecipação.

Conforto dentro do habitáculo


-Este ponto também influi muito no consumo. Falamos claro do uso do Ar Condicionado (AC).

Use-o só nos dias muito quentes e em deslocações mais longas.

Não vale a pena usar o AC num percurso pequeno. Vai ter que o pôr no máximo para refrescar rapidamente o habitáculo, e quando tiver fresco a sua viagem chegou ao fim. Tirou partido do AC durante pouco tempo, mas acredite que o AC tirou partido do seu combustível.

Se não tiver AC, evite andar em auto-estradas e/ou vias rápidas com as janelas todas abertas. A partir dos 70/80 km/h o seu consumo irá aumentar. O ar vai entrar para dentro do habitáculo fazendo com que haja uma maior resistência ao ar. Vai ter que haver uma compensação na carga do acelerador, o mesmo é dizer que o consumo irá aumentar. Feche os vidros e regule a sofagem para a entrada do ar fresco.

Poupar no abastecimento


Existe uma outra forma de poupar em combustível que consiste em procurar postos de abastecimento onde o preço por litro é mais baixo. Normalmente as bombas de abastecimento dos hipermercados (Jumbo por exemplo) oferecem descontos na ordem dos 10 cêntimos por litro. Num depósito de 50 litros, traduz-se numa poupança de 5€. (Agora faça as contas a dois depósitos por mês – ao final do ano são 120€ de poupança!)

A repsol oferece ao fim de semana 5 cêntimos de desconto, o que também pode ser uma ajuda.

Existem alguns cartões que oferecem desconto em combustíveis, é uma questão de se informar…

1 comentário: