domingo, 21 de agosto de 2011

Preparar-se para a crise

Este post se calhar já vem um bocado atrasado no tempo, uma vez que nos encontramos em plena crise. No entanto acho que é interessante sabermos como nos devemos prevenir das crises económicas.

 

No trabalho

Dado que os empregos são escassos em tempos de crise, trabalhe arduamente e de forma inteligente. Torne-se num elemento chave, sabendo mais do seu trabalho do que qualquer outra pessoa e dê-se bem com todos os seus colegas de trabalho.  Torne-se tão especial que será a última pessoa que o seu patrão quererá dispensar.

 

Estilo de vida

Livre-se das dívidas, mesmo a sua casa tente pagá-la o mais rapidamente possível.

Viva de acordo com as suas possibilidades. Vivendo acima das suas possibilidades a sua vida tornar-se à nalgum momento uma confusão. Poderá ter de vender o seu carro de luxu e/ou casa com enormes perdas, quando perceber que não os consegue pagar.

Coloque dinheiro num fundo de emergência, um deposito a prazo por exemplo. Muitas pessoas perdem o seu emprego em tempos de crise. Quanto tempo conseguiria viver sem rendimentos (salário ou outros)?

Poupe nos transportes

 

Investindo

As acções desvalorizam imenso em tempos de crise, então nunca tenha uma grande percentagem do seu dinheiro em acções, procure outras aplicações, diversifique o seu investimento, tornando-se assim mais seguro para si.

Invista em diversos mercados. Enquanto alguns países estão em profunda crise (caso actual da Europa e Estados unidos da América) outros encontram-se em grande crescimento (caso do Brasil e China).

Invista em em títulos do tesouro (dívida pública). Todos nós sabemos que a probabilidade do governo falir é bem menor do que o mesmo suceder a uma empresa.

Alugue alguma casa que tenha vaga ou até um quarto na sua própria casa (claro que deve verificar que se trata de alguém de confiança). Lembre-se, evite ao máximo pedir dinheiro emprestado para comprar algo que não precisa MESMO.

(“Enjoy your money! How to make it, save it, invest it and give it” – J. Steve Miller)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog caro Araújo, tem tudo para se tornar um projecto interessante, aconcelho-te a adicionar uma secção dedicada ao dinheiro online e trabalho apartir de casa uma vez que em Portugal já vão existindo programas de confiança, com conteúdos nacionais e potencial de lucro muito interessante, tenho alguns no meu blog se quizeres espreitar ou qualquer dúvida dispõe, os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado Caro Israel. O poupareinvestir.com é um projecto ainda a começar e tem muito a melhorar. Agradeço a sugestão e talvez no futuro lhe inclua essa secção... Entretanto vou passando pelo seu site para espreitar... ;) Cumprimentos

    ResponderEliminar