quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ensino superior e despesas associadas

Chegou o momento em que ocorre a entrada de milhares de estudantes no ensino superior, alguns jovens outros já adultos, cada vez mais é normal vermos este e aquele a entrar na universidade e ainda bem que assim é!

A frequência de uma instituição de ensino superior trata-se de um investimento, ainda que hoje em dia se pense que não vale a pena pois estamos todos destinados ao desemprego… Um curso superior faz-nos crescer em todos os aspectos, conhecimento, maturidade, vivência, assim como muitos outros. Como tal mesmo que nunca se faça o seu uso profisssionalmente, na vida pessoal todos os dias nos é útil.

Algumas despesas que deve esperar:

- Propinas (este valor ronda os 1000€ anuais nas instituições públicas, nas privadas espero com pelo menos o dobro, dependendo das instituições e dos cursos)

- Transportes e/ou alojamento. Raros são os casos daqueles que entram numa universidade que fica do outro lado da rua de sua casa, como tal pode ser preciso alugar uma casa/quarto ou ponderar os melhores transportes tendando a melhor relação qualidade/preço – que é aquilo por que me empenho todos os dias como consumidor e que tendo partilhar convosco aqui no www.poupareinvestir.com. Tente a possibilidade de ficar numa residência universitária, apresentam preços convidativos e é uma experiencia muito enriquecedora multiculturalmente, uma vez que iria viver com pessoas extremamente diferentes umas das outras.

- livros, fotocópias, sebentas, impressões…

- Alimentação. Um almoço nas cantinas ronda os 2,4€, depois terá de somar algum café que tome ou lanches.

Algumas medidas que pode tomar: 

- tentar ficar numa residência universitária

- usar crédito para universitários a taxas muito competitivas (informe-se junto dos bancos)

- pedir uma bolsa (se o seu agregado familiar apresentar rendimentos baixos)

- pedir sempre factura das suas compras para poder incluir no seu IRS e ter algum retorno dessas despesas no final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário