Chegou o momento em que ocorre a entrada de milhares de estudantes no ensino superior, alguns jovens outros já adultos, cada vez mais é normal vermos este e aquele a entrar na universidade e ainda bem que assim é!
A frequência de uma instituição de ensino superior trata-se de um investimento, ainda que hoje em dia se pense que não vale a pena pois estamos todos destinados ao desemprego… Um curso superior faz-nos crescer em todos os aspectos, conhecimento, maturidade, vivência, assim como muitos outros. Como tal mesmo que nunca se faça o seu uso profisssionalmente, na vida pessoal todos os dias nos é útil.
Algumas despesas que deve esperar:
- Propinas (este valor ronda os 1000€ anuais nas instituições públicas, nas privadas espero com pelo menos o dobro, dependendo das instituições e dos cursos)
- Transportes e/ou alojamento. Raros são os casos daqueles que entram numa universidade que fica do outro lado da rua de sua casa, como tal pode ser preciso alugar uma casa/quarto ou ponderar os melhores transportes tendando a melhor relação qualidade/preço – que é aquilo por que me empenho todos os dias como consumidor e que tendo partilhar convosco aqui no www.poupareinvestir.com. Tente a possibilidade de ficar numa residência universitária, apresentam preços convidativos e é uma experiencia muito enriquecedora multiculturalmente, uma vez que iria viver com pessoas extremamente diferentes umas das outras.
- livros, fotocópias, sebentas, impressões…
- Alimentação. Um almoço nas cantinas ronda os 2,4€, depois terá de somar algum café que tome ou lanches.
Algumas medidas que pode tomar:
- tentar ficar numa residência universitária
- usar crédito para universitários a taxas muito competitivas (informe-se junto dos bancos)
- pedir uma bolsa (se o seu agregado familiar apresentar rendimentos baixos)
- pedir sempre factura das suas compras para poder incluir no seu IRS e ter algum retorno dessas despesas no final do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário