segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cuidados a ter na compra de uma casa

br />
A compra de uma habitação nova ou usada trata-se sempre um elevado investimento que merece toda a nossa atenção na fase de compra. Seja a habitação para viver ou para investimento há alguns cuidados que deve ter em atenção. Seguem-se abaixo alguns dos pontos mais importantes a observar.



Localização

A locazação pretendida para uma habitação depende de vários factores e sobretudo dos gostos em particular de quem a vai adquirir.

Locais centrais e bem servidos de transportes, de infraestruturas assim como de equipamentos (escolas, hospitais, correios, bombeiros, etc) têm tendencia a ser sempre muito procurados e com isso aumentar o valor da habitação. O que pode corresponder a um bom investimento.



Isolamento

Este é um ponto bastante importante pois vai influenciar fortemente a nossa sensação de conforto dentro da habitação. Esta informação pode ser consultada através da ficha técnica de habitação ou através de uma análise cuidada da habitação. As soluções construtivas utilizadas dão-nos a indicação do que devemos esperar em termos de isolamento. Convém que se informe com alguém que conheça alguma coisa de construção, se não for conhecedor dessa área.



Exposição Solar

A exposição solar é um factor muito importante a ter em conta uma vez que está directamente relacionado com a quantidade de luz natural existente na habitação. É esta luz que vai permitir poupar na nossa conta de electricidade pois estamos a prescindir de luz artificial (lâmpadas) e vai provocar uma sensação de maior conforto e alegria dos utilizadores.

O outro ponto importante tem a ver com a existência de uma fonte de calor, ou seja, o sol vai permitir aquecer a habitação enquanto a radiação estiver a incidir directamente.  Nos periodos de Verão poderá usar os estores para impedir a entrada do sol e consequetemente evitar o sobreaquecimento da habitação.

As habitações voltadas a Sul são as que se encontram mais previligiadas no que diz respeito à incidência do Sol, pois como é sabido o Sol nasce a Este e pôe-se a Oeste, dando a volta pelo lado Sul.

Envidraçados

Este ponto está relacionado com o anterior. Através das janelas permite-se a entrada do Sol. É através das janelas que vai ocorrer a entrada do Sol, portanto é sempre agradavel ter-se uma quantidade considerável de janelas.

No entanto, também é através das janelas que ocorrem as maiores perdas de calor (no inverno e à noite) pelo que deve dar-se preferência a sistemas equipados com vidros duplos e idealmente caixilharia com corte térmico.

Os materiais mais utilizados nas caixilharias são o aluminio, aluminio temolacado e PVC. Estes dois últimos minimizam as perdas de energia.



Aquecimento

O aquecimento central apresenta um grande conforto, normalmente utilizando uma caldeira a gás, a lenha ou outro combustível. Mantém a temperatura ambiente constante, sendo dos mais indicados para manter 24h, ou seja, permanentemente ligado durante o dia e a noite. O ar condicionado é um sistema que tem como vantagem funcionar para o aquecimento e o arrefecimento.

Existem uns aquecedores que aproveitam o preço mais ecónomico da energia electrica (através da tarifa bi-horária) em que ocorre a acumulação de calor nesses radiadores e posteriormente esse calor é libertado durante o dia.



Estado de conservação

Este é outro factor importante a ter em conta. Um imóvel com acamentos a seu gosto e em bom estado de conservação não lhe vai dar depesas extra em obras. A não ser que pretenda fazer alterações a seu gosto.

Quando se trata de habitações em mau estado de conservação deverá saber que irá gastar ainda algum dinheiro. Um simples pintura geral tem um custo.



Tente sempre informar-se do preço que está a ser praticado na zona, verificando várias habitações para assim perceber se está a fazer um bom negócio ou não.

Feita a análise destes pontos e de outros que não foram abordados poderá concluir se está perante uma boa oportunidade ou não? Atenção que há outros factores que se podem ter em conta para pagar um pouco mais do que o preço de mercado, como é o exemplo de uma habitação com valor sentimental, uma excelente localização que lhe poupa imenso em deslocações, etc.



Alguns sites onde pode pesquisar imóveis:




Casa Sapo

BPI Imobiliário

Remax

Era

2 comentários:

  1. Muito bom este artigo, comprei a minha a pouco e levei uma grande banhada a nivel de isolamentos, começei logo a entrar em despesas... Se tivesse lido este artigo antes... Um abração pró Aráujo continue o bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Amadeu.
    De facto o isolamento é algo que passa despercebido quando se adquire um imóvel mas logo que se começa a utiliza-lo nota-se a sua ausencia.
    Um abraço

    ResponderEliminar