domingo, 12 de fevereiro de 2012

Erros comuns de investimento na bolsa



 

Escolher o perfil de investimento errado (conservativo vs agressivo)

Antes de investir devemos fazer as seguintes questões a nós próprios:

- Para que estou a investir? Qual o meu objectivo?

- Daqui a quanto tempo vou precisar do dinheiro?

- Qual o valor que estou disposto a investir?

Com base na resposta a estas questões deverá chegar ao seu perfil tipo, mais ou menos agressivo. O tempo até necessitarmos do investimento é muito importante nesta escolha, uma vez que quanto mais depressa necessitar do seu investimento mais conservador deve ser.

Se o seu objectivo é uma poupança para usar até dentro de dois anos o mais indicado é optar por depósitos a prazo (mais seguros), no caso de estar a querer assegurar uma poupança para a sua reforma já pode ter um perfil menos conservador (assumindo que se encontra a pelo menos 5 anos da reforma).

 

Perder o interesse no investimento

Como tudo na vida, ao inicio encontramo-nos muito motivados mas depois vamos perdendo a força… Aquelas poupanças que iriam ser destinadas ao investimento acabam por ser gastas no orçamento mensal e assim afastamo-nos dos nossos objectivos. Com o fenómeno da capitalização dos juros, uns simples 20€ investidos todos os meses são milhares de euros daqui a alguns anos. E então agora que se fala na insustentabilidade da segurança social… Vale a pena ir precavendo a nossa reforma!

 

Investir no que não conhecemos

Muitos de nós ainda investimos em empresas que desconhecemos totalmente, este é um erro frequente sobretudo quando estamos a começar. Investir em determinada empresa apenas porque alguém disse que tinha potencial, não é suficiente e pode sair-nos caro.

É impossível sabermos tudo acerca de uma empresa mas quanto mais informação tivermos melhor.

Com a internet temos a possibilidade de estudar as empresas com algum detalhe, acompanhar as notícias, etc. Tudo isso é importante para se minimizarem os erros.

 

Ignorância sobre investimento

Este é um dos erros mais graves de todos. Pouco ou nada  conhecer sobre investimento. Existem algumas regras básicas de que devemos estar conscientes.

 Os erros de investimento vão sendo minimizados com a nossa experiência e a verdade é que aprendemos com eles.  Convém portanto que se inicie com somas baixas uma vez que vai aprender por sua conta e com os seus erros.

É muito importante ter uma boa noção de como investir funciona. Para além da experiência que se vai adquirindo é importante conhecer os básicos sobre investimento. Recomenda-se alguma pesquisa da informação básica, através da internet ou de livros existentes no mercado.


Sem comentários:

Enviar um comentário