segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Poupar no tarifário do telemóvel

 



 

O telemóvel é uma ferramenta da qual poucos de nós prescindimos. Dos mais dependentes aos menos dependentes a verdade é que com um telemóvel ao lado sentimo-nos mais seguros e podemos resolver com mais facilidade problemas que possam surgir. Portanto dificilmente a poupança passará por prescindir do mesmo.

Devemos então avaliar o nosso perfil de utilização de forma a escolher um tarifário que se adeque melhor às nossas necessidades e assim poupar uns quantos euros todos os meses. Tudo isto  somado ao final do ano podem ser mais de 100€ no seu bolso.

 

Pré-pago ou pos pago?

Os tarifários pós pagos  geralmente apresentam tarifas por minuto mais baixas que os pré pagos. Estes são os mais adequados para empresas e profissionais.
Normalmente, para nós comuns mortais o melhor mesmo é optar por taridários pré pagos onde conseguimos ter mais controle sobre os gastos.

 

Chamadas acessíveis dentro do grupo - moche/yorn/tag

Para quem envia muitos sms e fala muito para uma determinada comunidade (é o caso do moche na tmn, do yorn na vodafone e do tag na optimus) vale a pena optar por estes tarifários pois apresentam chamadas gratuitas dentro da comunidade e sms gratuitos dentro da rede.
Estes tarifários apresentam normalmente uma mensalidade ou um carregamento mensal obrigatório, o que pode ser desfavorável para quem faz uma utilização moderada do telefone. Confesso que utilizava um destes, mas devido aos carregamentos obrigatórios elevados optei por mudar para um que me obrigasse a gastar menos mensalmente.

 

Chamadas acessíveis para todas as redes

Se não envia muitos sms e fala sem distinção para diversas redes, os tarifários uzo (tmn) e vodafone directo (vodafone) apresentam-se bastante competitivos.
Estes são uma especie de tarifários low cost, onde  as chamadas têm custos iguais para todas as redes e a preços muito favoráveis.  Nestes tarifários as operadoras retiram alguns serviços extra, como é o caso da atribuição de pontos onde posteriormente se podem obter descontos em produtos e serviços. No meu ponto de vista tratam-se de serviços totalmente dispensáveis.
O phone-ix dos ctt é também um destes tarifários atrás referidos

 

Tarifários personalizados

Também é possível fazer tarifários à sua medida, com carregamento obrigatórios à medida do seu bolsa, faça uma simulação. Neste momento rendi-me a esta opção. Self Service na tmn e Online na vodafone.

 

Tarifários com pacotes de dados (internet)

Se por acaso tem um smartphone e faz utilização intensiva de internet também existem alguns tarifários destinados a estes. É uma questão de se procurar informação nos sites das operadoras.

 

E que tal fazer uma avaliação se realmente possui um tarifário ajustado às suas necessidades ou se pode começar já a poupar?

 

1 comentário:

  1. Ola, deixo uma sugestão de um bom site onde pode-se poupar muito dinheiro, em praticamente, todos os produtos e serviços que compramos no nosso dia a dia.

    http://www.poupadinhos.com

    Todos os dias eles fazem uma escolha das ofertas com melhores descontos de todos os sites de desconto Portugueses.

    Assim, ao invés de termos que andar de site em site, eles fazem o trabalho por nós.

    ResponderEliminar