segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Poupar na utilização do frigorífico

O frigorífico é o eletrodoméstico que mais energia consome em nossas casas e cuja utilização representa aproximadamente 30% da factura energética. Penso então que vale a pena deixar algumas sugestões de como diminuir esse custo energético. Veja abaixo algumas dicas importantes para poupar na utilização do frigorifico.



- Nunca coloque comida ainda quente no frigorífico, pois vai ser gasta energia para arrefecer os alimentos até à temperatura ambiente. Sendo que este arrefecimento pode ser feito gratuitamente mantendo os alimentos fora do frigorifico até estes arrefecerem.

- Não encha demasiadamente o frigorifico de forma a que o ar circule facilmente e ocorra a fácil refrigeração dos alimentos.

- A porta do frigorífico representa a maior das perdas existentes, assim minimize as aberturas de porta e sempre o mínimo de tempo possível. Evite ficar a pensar o que vai precisar lá de dentro com a porta aberta. (sobretudo naqueles dias em que o cérebro está mais lento!)

- Procure ter o frigorífico numa zona onde não receba incidência solar directa, ou noutro local onde esteja demasiado exposto a uma fonte de calor.

- Mantenha o frigorífico afastado da parede cerca de 10cm permitindo que ocorra uma melhor ventilação optimizando-se assim o consumo energético.

- Em relação ao congelador sempre que houver gelo em demasia deve fazer a descongelação e limpeza do mesmo. Este gelo consome energia.

- Regule o termóstato de acordo com as estações do ano

- Quando for comprar um frigorífico tenha em consideração comprar uma classe energética eficiente (A++) ou próximo.

Implemente estas medidas sempre que possível e verá a factura da electricidade reduzir! Boas poupanças! Aproveite para ver outras formas de poupar energia em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário