
- Nunca coloque comida ainda quente no frigorífico, pois vai ser gasta energia para arrefecer os alimentos até à temperatura ambiente. Sendo que este arrefecimento pode ser feito gratuitamente mantendo os alimentos fora do frigorifico até estes arrefecerem.
- Não encha demasiadamente o frigorifico de forma a que o ar circule facilmente e ocorra a fácil refrigeração dos alimentos.
- A porta do frigorífico representa a maior das perdas existentes, assim minimize as aberturas de porta e sempre o mínimo de tempo possível. Evite ficar a pensar o que vai precisar lá de dentro com a porta aberta. (sobretudo naqueles dias em que o cérebro está mais lento!)
- Procure ter o frigorífico numa zona onde não receba incidência solar directa, ou noutro local onde esteja demasiado exposto a uma fonte de calor.
- Mantenha o frigorífico afastado da parede cerca de 10cm permitindo que ocorra uma melhor ventilação optimizando-se assim o consumo energético.
- Em relação ao congelador sempre que houver gelo em demasia deve fazer a descongelação e limpeza do mesmo. Este gelo consome energia.
- Regule o termóstato de acordo com as estações do ano
- Quando for comprar um frigorífico tenha em consideração comprar uma classe energética eficiente (A++) ou próximo.
Implemente estas medidas sempre que possível e verá a factura da electricidade reduzir! Boas poupanças! Aproveite para ver outras formas de poupar energia em casa.
Sem comentários:
Publicar um comentário