segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cuidados a ter na compra de carro usado

 

A compra de um carro usado exige alguns cuidados de forma a não termos surpresas desagradáveis. Todos os carros estão sujeitos a um certo desgaste e quando estes não são utilizados com os devidos cuidados e quando a manutenção é descurada, com a idade os problemas podem-se agravar.

A compra de uma viatura usada requer vários cuidados. Se comprando usado consegue adquirir uma viatura a preços muito mais baixos do que nova, esta opção acarreta alguns riscos como iremos ver mais abaixo.

Se por acaso não percebe mesmo nada de carros é conveniente que peça ajuda a um mecânico ou a algum "curioso" seu conhecido no sentido de evitar comprar carros mais susceptíveis de vir a ter problemas.

Dê uma olhada nas sugestões seguintes de forma a evitar surpresas desagradáveis quando comprar um carro usado.

poupar na compra de carro

 

Que tipo de carro comprar?


De forma a escolher um carro que se adapte as suas necessidades deve ter alguns cuidados, assim como fazer a si próprio algumas perguntas:

- Que tipo de utilização pretende dar ao carro?

- Quanto pode  gastar e quanto está disposto a pagar?

- um carro a gasóleo é indicado se faz bastantes kilometros (mais de 15mil/ano). Caso contrário pode não compensar carro a diesel uma vez que estes são mais caros e têm uma manutenção mais cara.

- Tenha em atenção quanto vai o carro pagar de IUC (imposto unico de circulação). Carros anteriores a 2007 pagam taxas mais baixas. Estes valores variam de acordo com a cilindrada do veículo e com as emissões de dioóxido de carbono. Pesquise na net o valor deste imposto.

- Depois de encontrar um carro que lhe interesse e que gostou tente negociar com o vendedor e pode ser que ainda consiga baixar o preço inicial.

 

Principais cuidados a ter na compra de carro


- Ruídos. É importante verificar o ruído do motor e da viatura em andamento. Um barulho estanho no motor pode antecipar a necessidade de reparação do mesmo.

- Estado da chapa/ Pintura. Este ponto é puramente estético mas confere valor à viatura. Veja com atenção à volta do carro em que estado este se encontra, sem tem riscos/amolgadaelas ou pontos de ferrugem.

- Historial de manutenção. Verifique o estado dos pneus, e tente saber quando ocorreram as ultimas revisões (e se há comprovativo da mesma). Por exemplo, normalmente a cada 100 mil kms os carros têm de substituir a correia de distribuição. Tente saber se já ocorreu a substituição da mesma pois esta reparação poderá atingir os 500€. Idealmente será ter o historial comprovado através de facturas.

- Observação do motor. É importante abrir o capôt da viatura e verificar o estado do motor. Mesmo que não perceba muito do que está a ver, a existência de manchas de óleo ou observação de folgas significativas quando o motor está a trabalhar são indicadores desfavoráveis.

- Verifique se o carro está inspecionado e se possui o IUC  pago.

- Motivo da venda e histórico de proprietários. Saber porque motivo está o proprietário a vender a viatura e saber quantos proprietários o carro teve ajuda-o a conhecer um pouco a história do veículo.

Comprar num stand ou a um particular?


- Se não percebe mesmo nada de carros e não tem ninguém para o ajudar, provalmente o stand é a melhor opção até porque oferece garantia. No entanto, fique a saber que o preço cobrado por um stand é um geralmente superior ao que seria pedido por um particular.

- Num stand tem a possibilidade de ter acesso a um crédito para pagamento fraccionado. Quando a compra é feita a um particular geralmente tem de pagar a totalidade da viatura.

- Num stand tem maior possibilidade de ocorrer a retoma do seu veículo actual, claro que o valor oferecido fica sempre um pouco aquém, no entanto poupa-se muito trabalho (o trabalho de vender a viatura a um particular).

Resta-me desejar-lhe boa sorte na escolha do seu futuro carro! ;)

Talvez lhe interesse também: Cuidados a ter na compra de uma casa!

2 comentários:

  1. Boa explicação para aquisição de carro usado.
    No Stand Automóvel, um stand virtual, os anúncios são inseridos por particulares e profissionais. Os anúncios são da responsabilidade dos anunciantes mas aprovados manualmente pela nossa equipa.

    ResponderEliminar
  2. Como vendedor de carros usados só posso concordar com o que é dito! Acima de tudo, como em qualquer negócio, a Honestidade e a Transparência são essenciais!

    ResponderEliminar