segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Procurar emprego

A procura de emprego é sem dúvida uma tarefa muito inglória, sobretudo nos dias de hoje, em que se vive um clima económico muito recessivo e consequentemente de perda de oportunidades e regalias dos trabalhadores.

No entanto, baixar os braços também não é uma solução. Há que manter as ideias bem definidas e avançar com a estratégia adequada.

Também eu já passei por esse papel e também nessa situação aprendi, hoje penso que saberia conviver com o problema com muito mais facilidade e assim encontrar soluções mais rapidamente.

 

O que quero fazer?


Esta é uma pergunta guia que deve fazer a si próprio. Como as oportunidades não abundam não nos podemos dar ao luxo de apenas estar disponíveis para fazer aquilo que queremos ou aquela que é a nossa área de formação.

No meu caso, posso dizer que os largos meses em que procurei emprego na minha área foram muitos currículos sem resposta e entrevistas muito exigentes. A minha solução passou por apostar numa outra área que estava a funcionar melhor e que me proporcionou 3 entrevistas em 3 currículos enviados. E ainda é numa dessas empresas que permaneço hoje e me sinto relativamente satisfeito.

 

Rede de contactos


Quando se perde emprego ou se procura um novo, nunca se deve desprezar este ponto. Explorar a nossa rede de contactos, fazer saber que estamos à procura de novas oportunidades junto dos nossos amigos, colegas e ex-colegas de trabalho. Faça para isso uso das redes sociais pessoais (Facebook) e Profissinais (LinkedIn).

Atenção que mostrar no seu actual trabalho que está interessado em mudar pode azedar um pouco o ambiente, sobretudo com as hierarquias superiores.

 

Obter feedback


Se não está a obter feedback dos seus currículos enviados é porque algo de errado se está a passar e deve então alterar a sua estratégia.

Os principais problemas:

- currículo e/ou carta de apresentação mal feitos (procure na net como fazer, existe muita informação)

- Estar a apostar numa área para a qual a concorrência é muito elevada.

 

Alternativas


Existem algumas alternativas ao trabalho dependente, como é o caso de poder ganhar dinheiro com algum hobbie que tenha, obter ganhos através da internet ou montar o seu próprio negócio. Todas as alternativas devem ser exploradas quando o seu sustento e felicidade estão em causa.

 

Procurar no estrangeiro


Neste pior momento de crise (esperemos que isto melhore em breve) procurar um emprego no estrangeiro pode ser uma óptima opção. Imagine um ano ou dois fora de Portugal, nesta pior fase, certamente seria uma oportunidade para crescer muito pessoal e profissionalmente, assim como obter rendimentos que aqui não obteria.

 

Onde procurar


A internet é a principal fonte de pesquisa de emprego. Desde os classificados, ao site de ofertas do centro emprego e formação profissional às redes sociais. Tudo pode ser feito sem sair de casa, salvo algumas excepções.

Alguns sites que recomendo:

- Expresso Emprego - Os classificados de emprego do Jornal expresso são uma excelente fonte, sobretudo para ofertas de emprego para pessoas mais qualificas.

- Net-empregos – maior site de empregos de Portugal, registe-se e receba as novidades no seu email.

- Sapo Emprego – também apresenta milhares de oportunidades para Portugal e estrangeiro.

1 comentário:

  1. Olá,
    Eu sou a Sra. Robbin Last , um credor de empréstimo privado que dá empréstimos de oportunidade de tempo de vida. Você precisa de um empréstimo com urgência para pagar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo para melhorar o seu negócio? Você foi rejeitado por bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? Procurando mais porque estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Nós emprestamos fundos para pessoas que precisam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou que precisam de dinheiro para pagar as contas, para investir em negócios a uma taxa de 2%. Quero usar este meio para informá-lo que nós fornecemos uma assistência confiável e beneficiário e estará disposto a oferecer um empréstimo. Então, entre em contato conosco hoje por e-mail: ramzan_help@hotmail.com

    ResponderEliminar