quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Viver nos novos tempos

Como todos nós já demos conta no nosso dia a dia, os tempos em que vivemos são de mudança.

Os recursos quase infinitos, os bons empregos e melhores salários assim como o fácil acesso ao crédito são uma realidade do passado. Assim resta-nos adaptarmo-nos o melhor possível, ainda que sejamos os menos culpados por esta crise.

Algumas gerações atrás viviam muito pior que nós e certamente a sua frustração não era tão grande. E porquê? Porque fomos preenchidos com falsas esperanças de um futuro ainda melhor do que o presente, com imensos recursos e sempre mais e melhores.



Temos de nos adaptar o melhor possível a esta nova realidade. Viver com menos recursos não implica ser menos feliz… A abundância torna-nos mais egocêntricos, desejamos sempre mais… Não quero aqui dizer para não lutarmos pelos nossos sonhos mas sim que se vivermos dentro das nossas possibilidades, respeitando o meio ambiente e as pessoas à nossa volta estaremos no caminho certo para um futuro mais sustentável, mais justo e com pessoas mais felizes.

Sugestões para viver melhor nos novos tempos:

- Recicle. Compre, venda e troque artigos usados. Todos nós temos tendência a acumular imensos objectos em nossas casas (muitas vezes no sótão) que nunca mais voltam a ser utilizados. Há alguém que pode estar a precisar dos mesmos.

- Solidariedade. Se tem tempo disponível ajude aqueles que estão à sua volta, não precisa de estar ligado a uma instituição de solidariedade para fazer boas obras. Ver o reconhecimento dos outros aumentará a sua alegria, e uma pessoa alegre é certamente mais saudável. Portanto estará a ajudar a si e aos outros.

- Pratique actividades gratuitas. Hoje em dia são muitas as restrições orçamentais. Já pensou que pode fazer actividades de lazer e desportivas gratuitamente. Ande mais a pé e de bicicleta em vez de andar de carro. Experimente cultivar uma horta caseira ou até criar alguns animais domésticos (isto para quem vive num espaço que o permita).

- Ajude o nosso país. Dê preferência a produtos portugueses, estará a contribuir para o crescimento da nossa economia e consequentemente para a criação de postos de trabalho.

-  Poupe. A poupança de recursos é importante, nomeadamente de recursos naturais e também de dinheiro. A verdade é que o que nos levou a esta crise foi a ausência de poupança e o excesso de utilização de créditos.

1 comentário:

  1. Uma das soluções para fazer frente a estes tempos é o estilo de vida minimalista :)

    ResponderEliminar