segunda-feira, 4 de março de 2013

Gestão financeira

 

Hoje mais do que nunca devemos trabalhar para uma gestão financeira eficaz. Com os tempos que se vivem pode-se mesmo chamar: "ginástica financeira". Com os rendimentos a diminuir e as despesas a aumentar (devido à crise que teima em não passa) trata-se de um grande desafio gerir as nossas finanças pessoais.

gestao.financeira
No sentido de efetuar uma gestão financeira eficaz deve fazer uso de ferramentas que estejam ao seu alcance. Eu recomendo que se faça um registo diário das suas despesas, no sentido de apurar para onde está a ir o seu dinheiro e assim poder canaliza-lo para aquilo que é prioritário.

Para tal poderá utilizar suporte papel (folha e caneta) ou informático (mais prático).

Existem diversos softwares de gestão de finanças pessoais. Surgiu recentemente no mercado um software português - Boonzi. Pareceu-me bastante interessante. Também alguns bancos disponibilizam algumas aplicações, como é o caso da aplicação do Millennium BCP.

Se preferir algo mais simples pode sempre construir a sua própria folha. É o que tenho utilizado até ao momento.

Posso dizer que um ano depois de ter implementado o registo das minhas despesas consigo poupar mais e gastar melhor o dinheiro. Faça a experiência. A “navegação à vista” dificilmente o levará ao sucesso financeiro.

Para fazer face a despesas imprevistas, alcançar objectivos de médio e longo prazo e assegurar algumas poupanças para a sua reforma é recomendável que poupe pelo menos 10% de todos os seus rendimentos.

Boa sorte e não desanime!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário