terça-feira, 26 de março de 2013

Software gratuito

O mundo da informática está em constante crescimento e para os cibernautas pode tornar-se complicado e cansativo seguir todas as novas tendências que a evolução rápida da tecnologia tem para nos oferecer. Os preços praticados pela maioria das empresas no software que lançam para o mercado é extremamente dispendioso, onde apenas os que possuem grande capacidade financeira podem adquirir esse mesmo produto.

Felizmente e graças ao trabalho dedicado de muitos informáticos, há todo um conjunto de software gratuito disponível na Internet com o único objectivo de facilitar a nossa vida enquanto utilizadores deste mundo fascinante que é a informática. Se não tem capacidade financeira para comprar produtos como Norton, Microsoft Office, entre outros, leia este artigo e descubra excelentes alternativas gratuitas.

 

Openoffice


OpenOffice – Alternativa para o software Microsoft Office, o mais utilizado em todo o mundo. OpenOffice apresenta exactamente as mesmas ferramentas que o pacote de conteúdos da Microsoft, a diferença está pois claro na qualidade. Possui Word, Excel, Powerpoint, Outlook, entre outros, no entanto o seu conteúdo é mais reduzido, não tendo muitas ferramentas de edição que a versão paga contém.

 

Anti-virus gratuito


AVG, Avira e Microsoft Security Essentials – Aqui tem três excelentes opções para proteger o seu computador de vírus e spyware. Curiosamente, o Microsoft Security Essentials é dos antivírus mais utilizados em todo o mundo, mesmo sendo gratuito. Apesar de não possuírem uma firewall muito potente, estes programas protegem o seu computador de uma forma muito eficaz e segura.

 

Sistema operativo gratuito


Sistema operativo Linux – É certo que não é muito conhecido entre os utilizadores menos conhecedores do mundo da informática, no entanto o Linux é um sistema operativo que vem crescendo bastante em comparação com os sistemas operativos MAC e Windows. É um software muito leve e simples que funciona na maioria dos computadores e apenas requer alguma prática de utilização e habituação por ser significativamente diferente do Windows.

 

Edição de imagem e vídeo gratuito


Para os informáticos mais avançados, aqui fica uma breve lista de excelentes “substitutos” para os softwares mais dispendiosos:

Edição de imagem: GIMP

Edição de imagem vectorial: Inkscape

Edição 3D: Blender 3D

Edição de vídeo: VideoSpin

 

Como vê, não necessita gastar muito dinheiro para “artilhar” o seu computador com bons programas que fazem não exactamente o mesmo que os pagos, mas que são excelentes alternativas para poder trabalhar ao seu gosto.

 

Links para download de softwares gratuitos


OpenOffice - http://www.openoffice.org/pt/

AVG - http://free.avg.com/pt-pt/homepage

Avira - http://www.avira.com/en/index

Microsoft Security Essentials - http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/security-essentials-download

Linux (Ubuntu) - http://www.ubuntu.com/download/desktop

Sem comentários:

Enviar um comentário