terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Comissões bancárias

As comissões bancárias vão aparecendo aos poucos no nosso extracto mensal e no final do ano se formos somar todas as comissões vamos perceber o quanto estamos a gastar. Existem diversas formas de baixar as comissões bancárias e até nalguns casos, elimina-las por completo.

 Despesas de manutenção de conta


Normalmente os bancos cobram despesas de manutenção de conta a alguns clientes. Existem duas formas que nos podem isentar desta despesa. Uma delas é possuir um capital minimo nesse banco (por exemplo na CGD são 3000 euros), ou então ter uma conta ordenado, ou seja, uma conta onde o seu salário é depositado todos os meses. Informe-se junto do seu banco para saber quais são os critérios necessários para estar isento (5 euros por mês, no final do ano são 60 euros gastos).

Para quem não consegue cumprir com estes requisitos, normalmente quem está desempregado tem mais dificuldades, então eu recomendo a abertura de conta num banco online, como é o caso do activobank (grupo Millennium bcp), best ou Banco Big.

Existem também alguns protocolos para isenção de manutenção de conta para desempregados, informe-se junto do seu banco.

Contas bancárias online


Para uma utilização normal do dia-a-dia volto a recomendar um banco online (activobank, best, Banco Big), que apresentam isenção de manutenção de conta e isenção de mensalidade de cartões (débito e crédito). Pode ser uma excelente conta principal ou uma complementar, até porque oferece taxas de juro mais favoráveis nos depósitos a prazo.

Evite pedir cheques ao balcão, ficará sempre mais caro. Utilize o multibanco ou o seu banco online para tal e estará a poupar dinheiro.

Comissões bancárias de produtos financeiros


Se costuma transaccionar acções ou outros produtos financeiros, saiba que se estes movimentos forem  feitos através da banca online são mais baratos. Se transacciona frquentmente este tipo de produtos então vale a pena pensar em abrir conta numa correctora online, comoo é o caso da gobulling (banco carregosa) ou best negócios de forma a transaccionar a preços muito mais acessíveis.

 





Sem comentários:

Enviar um comentário