segunda-feira, 24 de março de 2014

Manutenção automóvel



Os nossos automóveis absorvem uma boa parte das nossas despesas. Assim pretendo aqui apresentar algumas observações que possam ser úteis para minimizar os gastos com a manutenção dos nossos carros.

Manutenção preventiva


A chamada manutenção preventiva trata-se das revisões normais do carro: mudança de óleo, mudança de pneus, mudança de filtros, etc.

Esta deve ser cumprida de acordo com o recomendado pelo fabricante do nosso carro. Essa informação encontra-se escrita no manual dos carros. Diga-se que deixar arrastar os prazos (quer em termos de tempo quer de quilómetros) não é uma boa opção, isto porque ao adiarmos esta manutenção estamos a contribuir para que um mal maior possa surgir.

Manutenção corretiva


Quando problemas inesperados surgem, que normalmente aparecem na forma de ruídos estranhos ou comportamento anormal da viatura. Também neste caso deixar arrastar os sintomas pode contribuir para um mal maior e até mesmo colocar a sua segurança em perigo, sobretudo quando se trata de sistemas de travagens ou outros de fulcral importância. Normalmente quanto mais velho é o carro maior a despesa com esta parcela.

Mudança de pneus


A mudança de pneus representa uma despesa significativa e normalmente têm de ser mudados a cada 40 mil quilómetros, isto claro dependendo da viatura, dos pneus e do tipo de condução.

No meu carro costumo substituir os pneus 2 a 2 para pesar menos, até porque os pneus da frente se desgastam mais depressa. O que costumo fazer é colocar os pneus novos atrás e os pneus de trás (já um pouco gastos) passam para a frente. Isto permite-me prolongar a duração dos pneus.  Dizem alguns especialistas que os pneus novos devem ser colocados à frente por questões de segurança… O que é certo é que se assim for terá de se substituir os pneus com uma frequência maior, logo com maior custo.

Cuidados a ter na manutenção automóvel


- Verificar a pressão dos pneus frequentemente, estando assim a contribuir para a sua segurança e para a diminuição dos consumos de combustível.

- Verificar os níveis do óleo, líquido do radiador e limpa para brisas

- Acompanhar o desgaste/estado dos pneus

- Se não for entendido nestes assuntos opte por um pack revisão num centro auto.

Sem comentários:

Enviar um comentário