segunda-feira, 10 de março de 2014

Pague menos IMI


O imposto municipal sobre imóveis (IMI) tem vindo a subir a taxas muito elevadas nos últimos anos, trata-se de mais uma manobra do governo para arrecadar impostos em tempo de crise.

A verdade é que estes impostos tornam os imóveis dispendiosos e assim há que tentar algumas soluções para diminuir este imposto.

Os imóveis pagam IMI em função do valor patrimonial do imóvel, assim quanto maior o valor patrimonial, maior a fatia e IMI a pagar. Uma das soluções para baixar este imposto é também baixar o valor patrimonial do imóvel, isto pode ser possível através de uma reavaliação do imóvel junto das finanças. Por exemplo, é aplicado um coeficiente de desvalorização do imóvel em função da idade, e muitos imóveis ainda não apresentam este coeficiente actualizado.


Conheço o caso de uma pessoa que no ano passado (aquando da reavaliação por parte do estado de todos os imóveis) verificou um valor muito elevado de avaliação. Dirigiu-se à repartição de finanças e verificou que a área de garagem estava contemplada como área de habitação e assim fazendo esta correcção foi possível corrigir o valor patrimonial em menos 30% e consequentemente descer o IMI. Tudo isto nos ajuda a optimizar as nossas finanças pessoais.

Existe um simulador de IMI da Deco que nos permite simular quanto estamos a pagar a mais. Normalmente a poupança justifica-se quando a última avaliação já foi feita há algum tempo atrás. Para fazer a simulação é recomendável que tenha consigo a caderneta predial do imóvel para poder introduzir os coeficientes solicitados correctamente.

Todas estas etapas permitem-nos poupar quantias significativas ao final do ano. Vale a pena perder algum tempo para verificar esta sugestão e outras apresentadas aqui no poupar e investir.

Sem comentários:

Enviar um comentário