sexta-feira, 22 de maio de 2015

Poupar em eletricidade e gás

A eletricidade no mercado livre


No mercado livre da electricidade é importante deixar claro dois conceitos: quem faz a distribuição e quem comercializa a electrecidade. Em Portugal, a distribuição eléctrica está ao abrigo da EDP Distribuição, o que significa que qualquer ligação a esta rede será feita segundo as condições desta companhia. No caso da comercializadora, o cliente tem a liberdade de escolher a companhia (das acima mencionadas), que melhor se adapata às suas necessidades. Desta forma sabemos que a qualidade do fornecimento é sempre a mesma, independentemente da comercializadora, pois esta é da responsabilidade da EDP Distribuição.


O gás natural no mercado livre


A ligação à rede é realizada através da distribuidora de gás natural. O que significa que seja qual for a companhia comercializadora que o cliente contrate, a qualidade será sempre a mesma, sendo da responsabilidade da distribuidora da zona.  Nos mercado livre de gás natural, temos como princpais companhias a actuar: a EDP comercial, a Galp Energia e a Goldenergy.


Comparar as tarifas energéticas


Pode-se afirmar que o primeiro passo para a mudança é proceder à comparação das tarifas energéticas, das diferentes companhias. É, sem dúvida, um dos passos mais importantes, pois é aquele que nos ajudará a analisar a nossa situação actual face a uma possível mudança que nos ajudará a melhorar o nosso consumo, ou seja, que nos ajudará a poupar. A Lojaluz tem um papel fulcral nesta fase, pois pode encontrar no seu site ou através de um contacto telefónico, todos os esclarecimentos, quanto a tarifas vigentes no mercado livre energético e, automaticamente, terá respostas às suas dúvidas como, mudar ou não de companhia, passar para o mercado livre ou não, quanto vai poupar e como funcionam todos estes procesos.


Alterar a potência


Outra questão que não deve ser descurada é a da potência contratada. Quando o cliente efectua uma nova ligação da luz deve fazer um estudo prévio e saber que potência deve contratar. Para tal, pode solicitar o serviço de um eletricista profissional ou, pode através de estimativa, calcular o consumo habitual. O consumidor deverá dispor de uma ficha técnica ou certificado onde conste indicado a potência que pode contratar.  A potência que o cliente escolher num momento, não é fixa, podendo mudá-la quantas vezes necessitar de acordo com as suas necessidades.


Poupar na energia


A luz é um serviço básico de que todos temos necessidade. Assim, é importante ser inteligente nas escolhas que são feitas, de forma a poupar na eletricidade. Com todas as informações acima referidas, e conjuntamente com a ajuda da LojaLuz, do seu site e de um atendimento personalizado, o cliente poderá poupar, significativamente, na sua fatura de energia. Para tal, terá de avaliar as ofertas existentes no mercado, perceber qual a que melhor se adapta às suas necessidades e, por fim, contactar a companhia escolhida para que seja dado início ao processo de mudança e, acima de tudo, de poupança.



A LojaLuz pertence ao Grupo empresarial Selectra que se tem afirmado como uma verdadeira ajuda no processo de selecção da melhor solução para os consumidores de luz e gás, que pretendem acima de tudo, conhecer as ofertas de poupança presentes no mercado.A loja luz faz a mediação entre a relação companhia-cliente, direccionando as soluções oferecidas pelas empresas, às necessidades dos consumidores. actualmente. Para isso oferece alguns calculadores e simuladores.

Sem comentários:

Enviar um comentário