segunda-feira, 4 de maio de 2015

Poupar em iluminação: lâmpadas leds

Como muitos de vós já deve ter reparado facilmente temos contas de electricidade bastante elevadas. Há alguns truques que devemos ter em consideração para poupar em energia eléctrica.

A utilização de lâmpadas led é uma excelente aposta e garante o retorno do investimento.

A utilização de lâmpadas economizadoras também é uma boa aposta quando as lâmpadas led ainda são um grande investimento.

No meu caso tenho tinha lâmpadas na minha sala de 50W que foram substituídas por lâmpadas led de 5W que emitem uma luz semelhante.
 

Fazendo a conta a 6 lâmpadas em utilização uma hora diária (que normalmente até é mais), tenho um consumo de 300w por dia, 9000w por mês e 106800w por ano. Ou seja considerando o custo de Kw/h de cerca de 10 cêntimos. Tenho um gasto anual de 10,6 € com as lâmpadas antigas e de 1,06€ com as lâmpadas led novas.

Sendo que cada lâmpada led me custou 5 euros, ao final de cerca de 3 anos tenho o investimento pago e começo a poupar.

Os leds que comprei têm uma vida útil de 15000horas, ou seja pela conta de uma hora de utilização por dia dá cerca de 40 anos. (este valor parece um pouco exagerado, mas mesmo que sejam 6-10 já poupara dinheiro).

Comece por substituir aquelas lâmpadas que mantêm acessas durante mais horas e começara a ver a sua fatura da electricidade reduzida.

Boas poupanças!

1 comentário:

  1. As contas estão erradas:
    - Um halogeneo MR16 emite entre 620 e 700 lumen;
    - Um Led de 5W não emitirá, no melhor cenário, mais que 400 lumen;
    - Um halogeneo MR16 emite luz num ângulo sólido de 60º ou menos;
    - Um Led de 5W vulgar emite luz a 120º. Com um poucochinho de trignometria percebe-se logo que os 400 lumen se transformam em quase nada na área a iluminar;

    A mentira surge quando se compara 50W de Halogeneo MR16 com Led Par 16 (têm a mesma medida que socorrem-se de uma tabela de comparações diferente, porque dá jeito).

    Um halogeneo já tem 2 mil horas em média.

    Portanto temos que:
    - 5W Led não substituem 50W de halogeneo, logo todo o raciocínio está errado. Se eu trocar um carro por uma bicicleta não posso ficar satisfeito porque vou poupar imenso em combustível.

    ResponderEliminar